– Marketing Olfativo

Você já reparou que alguns cheiros que sentimos têm o poder de nos transportar em uma viagem pela memória? O de café quentinho com bolo traz acolhimento. O de rosas transmite sofisticação. O de carro novo é inconfundível.
E você já deve ter notado que algumas lojas têm um perfume tão marcante em seu ambiente que, quando estamos num shopping, rapidamente reconhecemos que ali existe um estabelecimento daquela grife. E você provavelmente já esteve em lugares que, embora perfumados, não são agradáveis de se ficar.
Marketing olfativo pode atuar de forma surpreendente em espaços variados, com objetivos diversos, como:
– em áreas comerciais, para comunicar a identidade de uma marca;
– em locais de atendimento, para interferir no aumento e na diminuição do tempo de permanência dos clientes;
– em consultórios médicos, para proporcionar tranquilidade aos pacientes;
– em espaços com potencial estressante, como call centers, para conferir maior tranquilidade a quem ali trabalha;
– em áreas e atividades que exigem mais concentração, como salas de estudo e departamentos contábeis;
– dentro de casa, para potencializar a vocação de cada cômodo: alegria na sala, repouso no quarto, higiene em toaletes, limpeza em áreas de serviços.

Sem título