Lavanda: Uma viagem de aroma e magia

A lavanda é uma planta florífera, original da região do Mediterrâneo, da África Tropical e da Índia. É uma fragrância que foi bastante difundida no Brasil na década de 90 do século passado depois de ser empregada em diversos produtos para uso doméstico.LAVANDA

Se você pensou que por ter sido difundida nos anos 90 é uma fragrância jovem está muito enganado! É de tradicionalidade imensurável. Ao longo da história. Várias são as citações que temos desta planta em diversos livros, filmes, peças de teatro, músicas, etc.

Na Roma antiga, por exemplo, a lavanda era utilizada para lavar roupas, tomar banho, aromatizar ambientes e ainda como erva medicinal para insônia e dores no corpo.

O óleo essencial de lavanda é obtido através da destilação das flores, caules e flolhas da espécie Lavandula. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linatol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos e cumarinas.

No paisagismo a lavanda é excelente para compor maciços, bordaduras ou pequenas cercas-vivas, mas podem prestar-se como arbustinhos isolados ou em grupos irregulares, perfeitos em jardins de estilo inglês. Não devem faltar também em canteiros de ervas e desenvolvem-se muito bem em vasos e jardineiras.

Rústica, a lavanda não é exigente quanto à fertilidade do solo, mas deve ser muito bem drenada e receber isolação direta. Pode-se realizar podas leves de formação e adubações ricas em fósforo para estimular a floração. Aprecia o frio mediterrâneo ou subtropical. Tolera a seca, o frio e as geadas, sendo que algumas espécies e variedades toleram o calor tropical.

As flores da lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzida pelas abelhas. O mel da variedade lavanda foi produzido inicialmente nos países que cercam o Mediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como produto de qualidade superior.

Utilizar a lavanda na composição de uma fragrância para desenvolver a estratégia de marketing olfativo é tiro certo. É uma fragrância de grande aceitabilidade pelo público em geral, tanto homens quanto mulheres e de diferentes idades. Por ser utilizado em diversos produtos para casa nos dá a sensação de ambiente sensível, afável e calmo. É uma fragrância relaxante e de grande impacto.

Ao escolher a lavanda para o desenvolvimento de sua fragrância prefira uma matéria-prima de muita qualidade, para que não caia na vulgaridade.

Em perfumaria, é uma fragrância muito utilizada por pessoas mais tímidas e instrospectivas, que fazem questão de não chamar atenção, como secretárias, executivas e profissionais da área da saúde.

 

Deixe uma resposta