Como assim marketing olfativo?

A principal função do Marketing Olfativo é a de atrair, manter e tornar a experiência de clientes mais confortável e atraente no ato de consumir produto ou serviços. O ser humano responde aos cheiros de forma emocional e intelectual.

Os aromas têm efeito profundo e estimulam as células nervosas, atingindo o córtex cerebral, região responsável pelas nossas emoções. Assim, o cérebro libera estímulos naturais que influenciam e modificam o comportamento das pessoas.

Alguns números importantes: 16% dos clientes permanecem mais tempo consumindo quando expostos ao aroma. A empresa aumenta, em média 6% de suas vendas e as negociações são facilitadas, uma vez que os aromas induzem as mudanças de humor.

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O ser humano é capaz de se recordar de 35% dos aromas que sente. Para se ter uma idéia do quão importante é esta ferramenta basta comparar com outros sentidos: somos capazes de recordar até 5% do que vemos ou ainda 1% do que tocamos. Todas estas informações fizeram parte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Rockfeller, em Nova York.

No Brasil este ainda é um conceito em fase de crescimento, mas, nos casos onde já fora implantado com planejamento clientes e colaboradores percebem resultados bastante satisfatórios. Como qualquer nova estratégia deve ser feita levando-se em consideração diversos aspectos e utilizando-se de produtos de qualidade. Por isso é importante contatar empresa especializada no segmento desde o desenvolvimento da fragrância até a utilização do produto no ambiente.

Ao analisarmos vamos perceber que todos os nossos sentidos já foram amplamente seduzidos por diversas ferramentas de marketing. Alguns exemplos: a passadinha de mão que damos em um lenços ou um tapete que fica exposto na loja utiliza o nosso tato; o cafezinho ou a pequena porção de queijo que é distribuída gratuitamente no supermercado utiliza o nosso paladar. E mais, um outdoor – atrativo ou não – foca sempre na nossa visão.

Ao mesmo tempo, quando pensamos nestas formas de atratividade citadas acima percebemos que algumas delas já estão bastante saturadas. Assim, fica mais fácil entender porque a estratégia de Marketing Olfativo é inovadora e eficiente.

E se depois de todas estas informações ainda não for possível entender a eficiência do Marketing Olfativo é só lembrar quantas vezes você se sentiu atraído pelo cheiro do pão fresquinho na porta da padaria ou como um cheiro de protetor solar já te fez lembrar uma viagem fabulosa. Pois é assim que se explica a estratégia de Marketing Olfativo.