Aromatização: Aroma de bons negócios e sensação de bem estar.

ASAA2

As técnicas de marketing sensorial vão se tornar mais complexas. Não é para menos. O estilo de vida contemporâneo é gerador de uma aceleração emocional que facilmente transfere o interesse do consumidor de um polo a outro. Como os elementos que desconectam o consumidor podem ser tão inúmeros quanto variáveis, a busca pela conexão através de aromatizantes pode acontecer tanto em ambientes como em produtos.

O marketing olfativo é uma poderosa ferramenta para a indústria e para o varejo, seja de produtos ou de serviços. Para esses setores, um estudo da Universidade Rockefeller, de Nova York, fortaleceu a relevância do olfato na experiência sensorial quando revelou que o ser humano é capaz de se lembrar de 35% dos odores que sente, contra 5% do que vê, 2% do que ouve e 1% daquilo que toca.

A técnica não é absolutamente nova. Na década de 70, os americanos começaram a fazer do aroma um aliado, usando-o para manter os apostadores mais tempo diante das mesas de jogos nos cassinos de Las Vegas. No Brasil, a aplicação desse conceito só foi iniciada em meados dos anos 90, para ser mais amplamente difundida a partir do ano 2000.
Já faz algum tempo que, no mundo inteiro, a indústria automobilística aposta forte no marketing olfativo. Mas em outros setores, como o hoteleiro e o imobiliário – especialmente no Brasil – esse mercado é considerado pouco explorado.

O varejo, que já vem experimentando a utilização da técnica de forma mais expressiva, também é conclamado a aderi-la de forma mais contundente. No mais recente encontro do setor, a NRF 2014 em Nova York – que teve participação recorde de varejistas brasileiros – os especialistas alertaram que as lojas não devem ser desenhadas para as pessoas comprarem mais, mas sim para se sentirem bem.

É justamente no quesito de bem-estar que o marketing olfativo contribui. Estudos em vários países vêm apontando, frequentemente, a existência de indícios positivos da influência do estímulo olfativo no comportamento de consumidores. Entre elas estão um estudo realizado na Alemanha e outro nos Estados Unidos.

A pesquisa comportamental realizada na Alemanha sinalizou que o uso de fragrâncias personalizadas aumenta em 15,9% o tempo de permanência do cliente no ponto de venda, em 14,8% a probabilidade de compra e em 6% as vendas reais.
De acordo com Muriel Kampf, pioneiro em aromatização de ambiente e qualidade do ar, um ambiente aromatizado impulsiona mais de 30% das vendas, fizemos um teste para comprovar a eficácia do marketing olfativo. No natal, ao colocarmos um aroma de panetone em um determinado supermercado, trabalhamos com o subconsciente do cliente, mesmo que ele não tenha pensado em comprar o panetone, pelo aroma do produto conseguimos estimular a compra e ainda fizemos o cliente recordar alguma lembrança boa dessa época.

 

 

Novembro Azul!

14958627_1415329978495588_1531738221_n-png

O chamado Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades neste mês, dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da PREVENÇÃO e do DIAGNÓSTICO precoce do CÂNCER DE PRÓSTATA e outras doenças masculinas.

Em vários países, o Novembro Azul é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

Aproveite este mês para levar para realizar o exame de prevenção, afinal cuidar da saúde é ter amor pela família!

 

Marketing Olfativo – Aroma Baby

Após explicarmos na última postagem os aromas que remetiam ao dia das crianças, detalharemos hoje os clientes que utilizam o aroma Baby para realizar o Marketing Olfativo.

Conforme explicado, o aroma Baby é essencial para estabelecimentos que possuem um espaço família ou fraldários. Entre eles estão os shoppings, que se tornam uma boa opção para entretenimento da família, devendo assim, oferecer estes ambientes.

img-shopping-cidade-sp

Localizado no coração da Paulista, o Shopping Cidade São Paulo utiliza dos serviços da ASAA para criar uma experiência única para aqueles que visitam o shopping, seja no mall, ou como retratamos, no espaço família, um ambiente preparado para receber com muito conforto pais e bebês. Nele são encontrados:

  • Sala de amamentação, equipada com poltronas.
  • Trocadores
  • Copinha com cadeirões e micro-ondas para aquecer mamadeiras e papinhas.
  • Banheiro família.
  • Empréstimo de carrinhos de bebê.

13659198_1073056789446832_5721570577743448219_nCom grande conhecimento sobre o segmento, a loja Celina Dias Bebê utiliza-se do marketing olfativo, aromatizando o ambiente com a fragrância Baby, podendo assim, receber seus clientes de forma agradável e direcionando os mesmos para o ato da compra.

A Celina Dias Bebê é uma marca infantil da tradicional e reconhecida Celina Dias, grife de tecidos e papéis de parede. A loja voltada para o publico infantil oferece móveis, enxoval e objetos de decoração para o quarto do novo membro da família.

O foco da Celina Dias Bebê surgiu com a percepção da carência deste segmento. Desta forma, Celina Dias criou um espaço onde os clientes tenham um atendimento diferenciado e possam encontrar para os seus bebês todos os produtos que necessitam.
Assim, além das linhas exclusivas de tecidos e papéis de parede, móveis e enxoval, a marca oferece ainda produtos das grifes internacionais. A loja conta também com um serviço exclusivo feito por arquitetas e decoradoras especializadas onde poderão fazer um atendimento personalizado e auxiliar na montagem dos quartos.

Interessado pelas oportunidades que o marketing olfativo pode criar para o seu negócio? Visite www.asaa.com.br e descubra o que a ASAA pode fazer pela sua empresa.

Fonte :

http://www.shoppingcidadesp.com.br/servicos

http://www.celinadiasbebe.com.br/a-loja.html

 

 

 

Aromas Infância e Bebê

crianca333

Aproveitando a semana de comemoração do dia das crianças, explicaremos hoje como funcionam dois dos nossos aromas que possuem ligação direta com a data: Infância e Baby.

É normal obtermos memórias inesquecíveis dos tempos em que eramos crianças, tendo lembranças que ficarão guardadas para sempre. Pensando nisso, a ASAA desenvolveu um aroma que remete à recordações felizes e gratificantes de nossa infância, aplicando notas ligadas diretamente ao tutti-frutti, fragrância bastante presente em nossas memórias, que também remete diretamente a um dos doces mais antigos e apreciados pelos mais jovens, o chiclete.

Falando especificamente para o setor comercial, o aroma infância é essencial dentro do marketing olfativo, principalmente em lojas de brinquedos onde as crianças sentem uma fragrância familiar e podem ficar mais à vontade dentro das lojas, o que influência diretamente na decisão de compra dos pais.

Outra fragrância referente às crianças, o aroma Baby remete a tranquilidade e carisma que os bebês possuem, passando imediatamente uma sensação de conforto, exatamente como ficamos próximo de um recém-nascido.

É possível utilizar o aroma Baby em espaços família ou fraldários de shoppings, em que as mães acompanham seus bebês, passando uma ótima sensação a todos que estiverem ali presentes.

Identifique-se e utilize em seu negócio, esses e outros aromas através do nosso site: www.asaa.com.br

 

 

 

Todos contra o câncer de mama

14595781_1197768220266835_1665475768614945838_n

Foto 1 – Parceria em Prol do Outubro Rosa Fernanda Dunelli e Valeria Baraccatgyy fundadora do Instituto do Instituto Arte de Viver (Foto divulgação)

Foto 2 – Campanha Iguatemi – Redes Sociais

14517651_10154576384725419_2088086285335785329_n

 

 

A cor rosa está tomando conta do Iguatemi São Paulo, JK Iguatemi, Market Place e Iguatemi Alphaville, dando um charme único ao ambiente. Entre as novidades, as fachadas estão sendo iluminadas e todo o paisagismo está voltado para a campanha. Os shoppings também realizarão a campanha “Estacionou, Doou”, que doa o valor arrecadado com estacionamento na última quarta-feira do mês, 26/10, para a Américas Amigas, com intuito de auxílio da prevenção do câncer de mama.

A Instituição América Amigas surgiu da união de brasileiros e norte-americanos na luta pela redução do número de mortes causadas pelo câncer de mama em nosso país. Hoje, possui parceiras com entidades físicas e jurídicas, brasileiras e americanas que abraçam a causa e ajudam a salvar vidas, promovendo o diagnóstico precoce da doença.

“Estamos muito felizes por poder participar mais uma vez do Outubro Rosa, um projeto especial, que luta por uma causa tão nobre. Com as ativações, queremos engajar nossas clientes e incentivá-las a realizarem o exame de mamografia. Desde 2003, realizamos a campanha Estacionou, Doou, que é sempre um sucesso. Estamos com excelentes expectativas de participação do público”, afirma Aline Zarouk, diretora de marketing da Iguatemi Empresa de Shopping Centers.

A campanha dá continuidade ao apoio da companhia a causas sociais e permanecerá durante o mês de outubro.

Também engajada neste movimento mundial, no último dia 4 (terça-feira), das 11h30 às 16 h, a empresária e diretora da Dunelli, Fernanda Dunelli, ao lado da designer Daniela Colnaghi, promoveu sua festa de aniversário e, em vez de presentes, recebeu doações para o Instituto Arte de Viver Bem, instituição que realiza serviços sociais para a prevenção do câncer de mama, conforme já detalhado aqui no blog.

Organizado na concept store Dunelli Casa (Jardins), em São Paulo, o evento reuniu pessoas ligadas ao universo da arquitetura e do design, e, no mesmo dia, na entrada da loja, aconteceu a inauguração do Circuito Casa da Mulher, projeto organizado pelo IAVB, que, com um micro-ônibus itinerante, levou informações sobre o câncer de mama para praças, parques, associações de bairro, estações do Metrô, CPTM, comunidades e hospitais.

Para Fernanda, a campanha Outubro Rosa é uma oportunidade para reverberar a solidariedade ao mercado da decoração e do design, e assim permitir que as pessoas com câncer de mama tenham mais assistência e informação. “É um presente comemorar o meu aniversário em um evento solidário. Espero que iniciativas como essa sensibilizem o setor e gerem mais ações de engajamento social que contribuam com a luta contra o câncer e para projetos de conscientização”, ressalta.
Fonte : http://iguatemi.com.br/saopaulo/eventos/agenda/outubro-rosa/

Fonte :http://www.guiasweb.com.br/noticia_16480-dunelli_organiza_evento_em_apoio_ao_outubro_rosa.htm

 

 

Outubro Rosa – História

ad161da5c1bbf2ec5dd037d9773bbfed

Iniciado nos Estados Unidos na década de 90, tratava-se de um movimento esporádico realizado pela população e por empresas que apoiavam a causa da prevenção do câncer de mama ou mamografias realizadas no mês de outubro, até posteriormente o congresso americano aprovar oficialmente o mês de outubro como o mês de prevenção ao câncer de mama nos Estados Unidos.

A Fundação Susan G. Komen deu início a tradição dos laços rosas, distribuindo os mesmos aos participantes de uma corrida organizada pela cura do câncer em Nova York. Por ser considerado uma cor de predominância feminina, principalmente nesta época, o laço foi aceito e utilizado como símbolo da prevenção contra o câncer de mama até hoje.

Em 1997, diversos eventos foram promovidos, como desfiles de modas buscando disseminar mais ainda a campanha pelo país norte-americano. Logo, celebridades e eventos esportivos também aderiram a campanha, causando uma comoção por parte do público americano.

A partir de 2002 um grupo entusiasta da iniciativa trouxe para o Brasil as campanhas do outubro rosa. Desde então organizações não governamentais realizam ações extraordinárias no país, como o Instituto Arte de Viver Bem que já realizou campanhas com atletas renomados que apoiam a causa de uma forma criativa e impactante, assim como a campanha “Quem tem Peito Ajuda” que se refere a artistas brasileiros demonstrando o interesse que possuem por esta causa.

O Instituto Arte de Viver Bem inclusive, realiza projetos que visam o bem-estar das mulheres que sofrem os preconceitos que a doença pode causar em suas vidas, dando o suporte necessário através de danças e cursos que buscam o equilíbrio mental.

A ASAA apoia esta ideia e acredita que todas mulheres merecem usufruir do prazer de se sentirem bem, prevenindo o câncer de mama ou vencendo o preconceito causado pela doença podendo assim, desenvolver seu papel fundamental na sociedade.

Fonte: http://outubrorosa.org.br/historia/

http://www.artedeviverbem.org.br/

Resolução RE nº. 9 de janeiro de 2003 – ANVISA: Referenciais de Qualidade do Ar Interior em Ambientes Climatizados Artificialmente de Uso Público e Coletivo

Muitas vezes, não se imagina a real importância de manter a qualidade do ar em ambientes climatizados de uso publico e/ou coletivo. A presença de sistemas de ar-condicionado é cada vez maior na vida do brasileiro. Porém, em locais como hotéis, hospitais, bancos, empresas e indústrias eles não são apenas convenientes, mas, sim, obrigatórios e sua utilização necessitam atender normas, tais como a Resolução RE nº. 9, de 16 de janeiro de 2003, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

bg-aperfeicoamento

Em hospitais, por exemplo, a falta ou a limpeza inadequada no sistemas de ar-condicionado podem ser responsáveis pela disseminação de bactérias, vírus, fungos, que, por sua vez, podem causar grandes danos.

Essa Resolução determina padrões referenciais da qualidade do ar interior em ambientes climatizados públicos ou coletivos. Por meio de análises microbiológicas, determina-se:

1 – O Valor Máximo Recomendável – VMR, para contaminação microbiológica deve ser £ 750 ufc/m 3 de fungos, para a relação I/E £ 1,5, onde I é a quantidade de fungos no ambiente interior e E é a quantidade de fungos no ambiente exterior.

NOTA: A relação I/E é exigida como forma de avaliação frente ao conceito de normalidade, representado pelo meio ambiente exterior e a tendência epidemiológica de amplificação dos poluentes nos ambientes fechados.

1.1 – Quando o VMR for ultrapassado ou a relação I/E for > 1,5, é necessário fazer um diagnóstico de fontes poluentes para uma intervenção corretiva.

1.2 – É inaceitável a presença de fungos patogênicos e toxigênicos.

2 – Os Valores Máximos Recomendáveis para contaminação química são:

2.1 – £ 1000 ppm de dióxido de carbono – ( CO2 ) , como indicador de renovação de ar externo, recomendado para conforto e bem-estar2.

2.2 – £ 80 mg/m 3 de aerodispersóides totais no ar, como indicador do grau de pureza do ar e limpeza do ambiente climatizado4.

NOTA: Pela falta de dados epidemiológicos brasileiros é mantida a recomendação como indicador de renovação do ar o valor = 1000 ppm de Dióxido de carbono – CO2

3 – Os valores recomendáveis para os parâmetros físicos de temperatura, umidade, velocidade e taxa de renovação do ar e de grau de pureza do ar, deverão estar de acordo com a NBR 6401 – Instalações Centrais de Ar Condicionado para Conforto – Parâmetros Básicos de Projeto da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

3.1 – a faixa recomendável de operação das Temperaturas de Bulbo Seco, nas condições internas para verão, deverá variar de 230C a 260C, com exceção de ambientes de arte que deverão operar entre 210C e 230C. A faixa máxima de operação deverá variar de 26,50C a 270C, com exceção das áreas de acesso que poderão operar até 280C. A seleção da faixa depende da finalidade e do local da instalação. Para condições internas para inverno, a faixa recomendável de operação deverá variar de 200C a 220C.

3.2 – a faixa recomendável de operação da Umidade Relativa, nas condições internas para verão, deverá variar de 40% a 65%, com exceção de ambientes de arte que deverão operar entre 40% e 55% durante todo o ano. O valor máximo de operação deverá ser de 65%, com exceção das áreas de acesso que poderão operar até 70%. A seleção da faixa depende da finalidade e do local da instalação. Para condições internas para inverno, a faixa recomendável de operação deverá variar de 35% a 65%.

3.3 – o Valor Máximo Recomendável – VMR de operação da Velocidade do Ar, no nível de 1,5m do piso, na região de influência da distribuição do ar é de menos 0,25 m/s.

3.4 – a Taxa de Renovação do Ar adequada de ambientes climatizados será, no mínimo, de 27 m3/hora/pessoa, exceto no caso específico de ambientes com alta rotatividade de pessoas. Nestes casos a Taxa de Renovação do Ar mínima será de 17 m3 /hora/pessoa, não sendo admitido em qualquer situação que os ambientes possuam uma concentração de CO2, maior ou igual a estabelecida em IV-2.1, desta Orientação Técnica.

3.5 – a utilização de filtros de classe G1 é obrigatória na captação de ar exterior. O Grau de Pureza do Ar nos ambientes climatizados será obtido utilizando-se, no mínimo, filtros de classe G-3 nos condicionadores de sistemas centrais, minimizando o acúmulo de sujidades nos dutos, assim como reduzindo os níveis de material particulado no ar insuflado.

Há também determinações em relação a periodicidade da manutenção nos sistemas de ar-condicionado, já que alguns componentes são considerados reservatórios, amplificadores e disseminadores de poluentes, conforme descrito abaixo:

  • Tomada de ar externo Limpeza mensal ou quando descartável até sua obliteração: máximo 3 meses
  • Unidades filtrantes Limpeza mensal ou quando descartável até sua obliteração: máximo 3 meses
  • Bandeja de condensado: mensal (excetuando na vigência de tratamento químico contínuo que passa a respeitar a periodicidade indicada pelo fabricante do produto utilizado)
  • Serpentina de aquecimento: desencrustação semestral e limpeza trimestral
  • Serpentina de resfriamento: desencrustação semestral e limpeza trimestral
  • Umidificador: desencrustação semestral e limpeza trimestral
  • Ventilador: semestral
  • Plenum de mistura/casa de máquinas: mensal

Como assim marketing olfativo?

A principal função do Marketing Olfativo é a de atrair, manter e tornar a experiência de clientes mais confortável e atraente no ato de consumir produto ou serviços. O ser humano responde aos cheiros de forma emocional e intelectual.

Os aromas têm efeito profundo e estimulam as células nervosas, atingindo o córtex cerebral, região responsável pelas nossas emoções. Assim, o cérebro libera estímulos naturais que influenciam e modificam o comportamento das pessoas.

Alguns números importantes: 16% dos clientes permanecem mais tempo consumindo quando expostos ao aroma. A empresa aumenta, em média 6% de suas vendas e as negociações são facilitadas, uma vez que os aromas induzem as mudanças de humor.

ff

O ser humano é capaz de se recordar de 35% dos aromas que sente. Para se ter uma idéia do quão importante é esta ferramenta basta comparar com outros sentidos: somos capazes de recordar até 5% do que vemos ou ainda 1% do que tocamos. Todas estas informações fizeram parte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Rockfeller, em Nova York.

No Brasil este ainda é um conceito em fase de crescimento, mas, nos casos onde já fora implantado com planejamento clientes e colaboradores percebem resultados bastante satisfatórios. Como qualquer nova estratégia deve ser feita levando-se em consideração diversos aspectos e utilizando-se de produtos de qualidade. Por isso é importante contatar empresa especializada no segmento desde o desenvolvimento da fragrância até a utilização do produto no ambiente.

Ao analisarmos vamos perceber que todos os nossos sentidos já foram amplamente seduzidos por diversas ferramentas de marketing. Alguns exemplos: a passadinha de mão que damos em um lenços ou um tapete que fica exposto na loja utiliza o nosso tato; o cafezinho ou a pequena porção de queijo que é distribuída gratuitamente no supermercado utiliza o nosso paladar. E mais, um outdoor – atrativo ou não – foca sempre na nossa visão.

Ao mesmo tempo, quando pensamos nestas formas de atratividade citadas acima percebemos que algumas delas já estão bastante saturadas. Assim, fica mais fácil entender porque a estratégia de Marketing Olfativo é inovadora e eficiente.

E se depois de todas estas informações ainda não for possível entender a eficiência do Marketing Olfativo é só lembrar quantas vezes você se sentiu atraído pelo cheiro do pão fresquinho na porta da padaria ou como um cheiro de protetor solar já te fez lembrar uma viagem fabulosa. Pois é assim que se explica a estratégia de Marketing Olfativo.

6 passos para iniciar bem o seu novo negócio

ideia

A abertura e o gerenciamento de empresas exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público e planejar bem o negócio.

Passo a passo

Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação.

1. Saiba que negócio abrir

Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? Então, confira sugestões de como ganhar dinheiro, descubra o que é preciso ter para montar um negócio e veja como o Sebrae classifica e apoia a atividade escolhida.

2. Veja se você tem perfil

Para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. Comece a pesquisar mais sobre isso e procure o Sebrae na sua cidade para obter ajuda.

3. Reúna informações sobre o negócio

Em seguida, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa.

4. Organize-se

A terceira iniciativa é organizar as informações coletadas. Defina o plano de negócios e as estratégias para posicionar corretamente a empreitada no mercado.

5. Descubra se o negócio é viável

Na página No Sebrae você encontra dicas de gestão financeira e descobre como identificar se o projeto trará retorno financeiro.

6. Coloque a mão na massa

A última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade.

Sebrae

Limpeza de clínicas veterinárias.

foto06

É preciso que tudo esteja muito limpo e esterilizado, já que nesse tipo de lugar muitas pessoas estão vulneráveis a adquirir qualquer tipo de enfermidade. Um serviço de limpeza de clínicas com qualidade, no entanto, muitas vezes não é fácil. Não basta limpar apenas uma vez ao dia, é preciso uma dedicação máxima nessa área.

Sua clínica só tem a ganhar oferecendo um ambiente limpo para seus pacientes. Atualmente, nem todos os profissionais possuem o cuidado adequado com a aparência e limpeza do seu local de trabalho. Por isso, oferecer um ambiente sempre limpo representa uma excelente oportunidade de diferenciação da sua clínica.

Preocupe-se com o descarte de lixos

Deve-se ter muito cuidado, na limpeza de clínicas, até mesmo, com todos os resíduos materiais a serem descartados, como: seringas, filtros de gases aspirados de áreas contaminadas, resíduos em papéis com excreções, secreções, sangue. Todo lixo orgânico precisa ser descartado com muita atenção.

E por fim não deixe de utilizar o neutralizador de odores e o aromatizador de ambientes da ASAA.

Solicite seu orçamento!

www.asaa.com.br